quinta-feira, 21 de julho de 2011

COLÉGIO ESTADUAL ANANIAS CARLOS NASCIMENTO


Plano de Ação de Revitalização do Conselho Escolar

OBJETIVO

Promover a formação de um grupo capaz de interagir com os diversos atores que participam do processo educacional – alunos, professores, pais, funcionários, comunidade etc -, de modo a integrar a comunidade na vivência do ambiente escolar.

JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento do conselho escolar decorre da necessidade de promover uma troca de informações e obter a cooperação entre os diversos segmentos que se encontram direta ou indiretamente envolvidos com o processo educacional.

AÇÕES

Eleição do Conselho Escolar

Em 09/12/2010 ocorreram as eleições do Conselho Escolar do Colégio Estadual Ananias Carlos Nascimento.

As eleições, no entanto, foram precedidas de ampla discussão com a comunidade escolar acerca das propostas dos concorrentes.

A eleição teve o seguinte resultado:

Representante dos professores: Adenildo de Oliveira Lopes
Representante dos pais: Luza Lopes
Representante dos alunos: Caique Barbosa

ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO

Participação do Conselho Escolar na Jornada Pedagógica e elaboração de planejamento das ações a serem realizadas pelo conselho no decorrer do calendário estudantil.

Acompanhamento do projeto pedagógico da escola e das ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo.

Compromisso da equipe junto à direção:

• combater falta de professores e funcionários de apoio
• abrir o laboratório de informática e laboratório multifuncional e
• ajudar impedir a indisciplina na Escola.

domingo, 7 de novembro de 2010


Colégio Ananias Carlos Nascimento promove concurso de pintura.

No último dia 25 de agosto, os alunos do Ananias Carlos participaram de um dia de interação: foi promovido um concurso de pintura em que, além do desenvolvimento do potencial artístico dos discentes, houve o embelezamento da escola, pois as pinturas foram feitas diretamente nos muros que, antes sem cores, ganharam belíssimas imagens.

Alunos do Colégio Ananias Carlos Nascimento

Calendário de Atividades

Abril: Celebração da Páscoa


Junho: Comemoração de São João (realização de Quadrilha, Casamento Matuto, Escolha da Rainha do Milho)

Agosto: Festa da Agricultura (Apresentações Artísticas das Escolas do Distrito)

Outubro: Aniversário da Escola

Outros: Gincanas, Projeto Face, Projeto Tace; dentre outros promovidos pela Secretaria da Educação





Domingo, 7 de novembro de 2010


Colégio Ananias Carlos Nascimento promove concurso de pintura.

No último dia 25 de agosto, os alunos do Ananias Carlos participaram de um dia de interação: foi promovido um concurso de pintura em que, além do desenvolvimento do potencial artístico dos discentes, houve o embelezamento da escola, pois as pinturas foram feitas diretamente nos muros que, antes sem cores, ganharam belíssimas imagens.


A Comunidade Escolar

Vamos agora compartilhar com a comunidade alguns momentos muito importantes vivenciados na Esola Ananias Carlos Nascimento. São imagens de atividades escolares, trabalhos, reuniões, eventos artísticos; enfim, a retratação dos nossos alunos, professores e pessoal de apoio. 

Estudantes da Escola Ananias Carlos Nascimento participam de torneio esportivo no Distrito de Barro Vermelho.

A Escola Ananias Carlos Nascimento, consciente da importância do desenvolvimento e incentivo às práticas esportivas no ambiente escolar, vem apoiando os alunos no desempenho dessas atividades. Exemplo disso foi a participação do time da escola em torneio o Distrito de Barro Vermelho. 

Riacho Seco

Riacho Seco

Riacho Seco terra de valente

Reconhecida por brava gente

Na cultura e no intelectual

Na política e na luta braçal

Riacho de cima deu o seu nome

Riacho de baixo impede passagem

Confunde a cabeça de quem analisa

O grau pluviômetro caído nas margens

Oh oh oh Riacho molhado

Ora seco, ora afundado

Com tanta beleza foi contemplado

E não pode ser visto a olhos fechados

Quando o povo ainda detinha

O comércio do fumo de rolo

Por aqui passou Virgulino

Antonio Conselheiro e outros arrimos

Tudo feito em prol de uma ordem

Causou sofrimentos a ricos e pobres

Acabou com Arcante Candóia

Um destemido um tanto revolto

Da cultura de vazante

Para a cultura de várzea

Com a chegada da energia

E a chuva levando aos tabuleiros

O cultivo a melancia

Autora Maria Dalva Marques dos Santos

Conhecendo um pouco sobre a escola

Histórico



A Escola Ananias Carlos Nascimento é uma escola pública que tem um papel importante na região Além de formar cidadãos para agirem na sociedade, é a única que oferece ensino médio para a comunidade de Riacho Seco e fazendas do entorno; sempre buscando mecanismos que possibilitem o melhor atendimento à comunidade, além de desempenhar o seu papel principal de construir conhecimento.

Foi inaugurada em 31 de outubro de 1986 pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Era cenecista, desde 1959, até que passou a ser administrada pelo Estado, contemplando o ensino de primeiro grau – atual ensino fundamental I e II.

No início, a escola atendia apenas ao Ensino Fundamental I e II, com capacidade para 300 (trezentos) alunos. Com o passar dos anos, as exigências escolares aumentaram, aumentando também sua capacidade. A partir de 2003 é implantando o Ensino Médio, suprindo uma imensa necessidade da comunidade de Riacho Seco e demais fazendas circunvizinhas, que antes tinham que se deslocar até a sede do município de Curaçá para que pudessem ter acesso ao ensino médio.

Em 2005 houve uma reforma, ampliando assim a estrutura física do ambiente escolar, com o que a escola passou a contar com uma capacidade de 600 (seiscentos) alunos.

Com a redistribuição das responsabilidades pelo ensino, passando a competir ao Estado o oferecimento do Ensino Médio, a escola não oferece mais o Ensino Fundamental I e II; sendo que há uma escola próxima, cerca de 100 metros, que disponibiliza tal modalidade de ensino à comunidade. Com isso, houve também uma redução no número de alunos, que hoje gira entorno de 340 (trezentos e quarenta) educandos.

Nos dias atuais a unidade escolar oferece apenas o ensino médio, o que é um grande avanço, porque até então os alunos que terminavam o ensino fundamental necessitavam se deslocar até a sede do município de Curaçá/BA e hoje tanto os discentes de Riacho Seco e das comunidades próximas têm o acesso à educação facilitado.





Estrutura Organizacional
Diretora: Maria Dalva Marques dos Santos
Vice Diretora: Silvia Cristina O. Lopes

Secretária: Suely Maciel

Professores: José Renato, Maria Almira, Marli Soares, Benilda Soares, Paula Chalana, Nazarette Andrade, Maria do Socorro, Adenildo Lopes, Poliana Souza e Solange Rodrigues.


Estrutura Física
A Escola Ananias Carlos Nascimento possui cinco salas de aula, em que são distribuídas quatrocentas e cinquenta cadeiras.
Ainda não possuímos cantina nem biblioteca. Contamos com uma sala de professores.
Em termos de equipamentos, contamos com 8 televisores, sendo que em cada sala e aula há um aparelho. Contamos também com um labortório de informática, que conta com 12 computadores. Apesar disso, ainda não está em pleno funcionamento, pois não há um profissional que possa acompanhar os alunos em suas atividades. No entanto, a escola já está adotando as medidas necessárias para que os alunos possam utilizar mais esse recurso.


Perfil dos estudantes
São alunos do povoado de Riacho Seco e de fazendas circunvizinhas. Na maioria transportada e vinda de cursos de aceleração dificultando a aprendizagem, pois se trata de turmas heterogêneas com elevado grau de diferença de níveis. Com elevado índice de desestruturação familiar e grande dificuldade de acompanhamento dos conteúdos.

Os alunos possuem poucas oportunidades de trabalho. Sentem-se desestimulados com a escola, pois não vêem perspectiva de futuro, já que quase não há alternativas ao trabalho rural? Muitos se questionam: “Para quê estudar se depois vou ter que ir para a roça mesmo?”

Apesar disso, verifica-se que, quando é apresentado aos alunos alguma atividade extra-classe, que não envolva diretamente o conteúdo padrão de cada série, há uma predisposição maior para a participação destes nas atividades.

Ao que parece, o fator cansaço é o que causa o maior prejuízo, tendo em vista que boa parte dos discentes, sobretudo o período noturno, já enfrentaram alguma rotina de trabalho durante o dia. Assim, é comum o desinteresse pelas aulas do modo como elas são comumente oferecidas, no velho estilo professor – quadro - pincel.

No entanto, quando ocorre a proposta de uma atividade alternativa, como formação de um grupo de dança para apresentações culturais, pintura de murais na escola etc., há um maior interesse dos alunos em participar de tais atividades.

E essa, portanto, talvez seja a maior questão que tenhamos que resolver: como oferecer um modelo de educação que desperte o interesse de seus maiores destinatários: os alunos. Um modelo que seja capaz de, se não for possível se livrar – o que também não é conveniente – mas ao menos possa se tornar um pouco independente do velho esquema professor – quadro – pincel.

A comunidade de entorno

A comunidade em torno da escola tem a função de acompanhamento do desenvolvimento educacional dos filhos, no entanto são ausentes pelo fato de exercerem atividades agropecuárias dificultando o empenho na educação destes, passam maior parte do tempo nas roças e ilhas próximas ao povoado. Todos os aspectos acima citados ficam a desejar, porém esta comunidade fica muito distante dos grandes centros, ficando a mercê da sorte.

Diante de tantas dificuldades ainda vêem na educação uma forma de superar tantas desigualdades.

Atualmente há grande alvoroço com a construção da barragem que também atingirá Riacho Seco. Ao mesmo tempo o clima é de expectativas e incertezas. Muitos alunos estão estimulados com a possibilidade de geração de empregos decorrentes das obras de construção. Outra parcela parece vivenciar certa crise, pois o futuro da própria comunidade é incerto – haverá necessidade de remoção dos moradores do distrito – ocasionando certa perda da identidade do grupo.
Por ser uma comunidade pequena, Riacho Seco também vivencia bastante tensão decorrente da atuação de grupos políticos. Mas esse aspecto só se torna evidente em períodos políticos. E, como ocorre em todas as localidades, há aqueles que apóiam o governo atual e há os que o rejeitam.

Esse cenário, em épocas em que o gestor escolar era livremente escolhido ao talante do detentor do poder, era mais complexo, gerando insatisfações de parcela da comunidade. Hoje, através do modelo de gestor eleito, essa questão parece ser mais bem equacionada, uma vez que, ainda que haja insatisfação do setor comunitário que apoiava outro candidato, que não o vencedor; há aceitabilidade e respeito por conta do caráter democrático decorrente da eleição do diretor.

A comunidade de Riacho Seco se localiza numa região bastante seca do interior baiano. As chuvas são inconstantes e se concentram em pequeno período do ano. Como alternativa a esse fator, vem sendo empregada a agricultora irrigada, através do bombeamento da água do rio São Francisco, que fica bem próximo da comunidade, uma característica favorável.

A economia da região, desse modo, se baseia essencialmente na agricultura familiar. Há pequenos comerciantes e indivíduos que, em maiores proporções, produzem cebola, maracujá, melancia e melão e comercializam tal produção fora do município, principalmente em Juazeiro, cidade vizinha que conta com o Mercado Produtor, onde há intensa movimentação negocial agrícola.

Os alunos exercem atividades agrícolas em parte do dia. Dentre o público que estuda à noite, é grande o número de alunos que trabalha na agricultura, até mesmo porque nesse turno é onde é atendida a população proveniente das fazendas da região, em que o número de trabalhadores agrícolas é mais acentuado. Se na sede do distrito ainda há os que exercem alguma atividade diversa da agricultura, principalmente relacionada ao comércio, nas fazendas a atividade agrícola é praticamente a única.

DESIGUALDADE SOCIAL

LAYSE 1ºD
PROFª NAZARETE

MINHA GENTE PENSE BEM
NÃO PODEMOS PERMITIR
QUE A DESIGUALDADE SOCIAL
CONTINUI A EXISTIR

TANTA GENTE HUMILHADA
SEM SABER O QUE FAZER
POIS A SOCIEDADE SÓ
QUER TUDO PRA VOCÊ

VAMOS PENSAR NOS OUTROS
VAMOS REPATIR O PÃO
POIS MESMO COM AS
DIFERENÇAS SOMOS DADOS IRMÕAS

NÃO PODEMOS NOS DEIXAR
ISSO CONTINUAR OU ENTÃO
MEU IRMÃO VAI ACABAR
A NAÇÃO

PRECISAMOS NOS CONCIENTIZAR
E PARAR PARA PENSAR
QUE A DESIGUALDADE SOCIAL
PRECISA ACABAR.

DESIGUALDADE SOCIAL

ALONA TRAYS DA CRUZ FEITOSA 1º D
PROFª NAZARETE

MINHA GENTE ESCULTE AGORA
O QUE EU TENHO A DIZER
É SOBRE A DESIGUALDADE
DA NOSSA SOCIEDADE.

É UMA COISA TÃO RUIM
QUE PARECE NÃO TER FIM
UNS TEM ATÉ DEMAIS
OUTROS NÃO SABEM O QUE FAZ

POIS TEM UNS QUE MUITO COMEM
E OUTROS PASSAM FOME
MAS NÓS PRECISAMOS LUTAR
PARA A DESIGUALDADE TERMINAR

POR ISSO MINHA GENTE
VAMOS NOS CONCIENTIZAR
QUE A DESIGUALDADE SOCIAL
PRECISA ACABAR.

E ASSIM PODE DIZER
FELICIDADE EXISTE SIM
POIS SEM A DESIGUALDADE
HAVERÁ MAIS FELICIDADE.

O Poder dos Amigos

ALUNA LAYSE 1º D
PROFª NAZARETE

MEU AMIGO VOU DIZER-TE
COISAS DO MEU CORAÇÃO
TODA VEZ QUE OLHO VOCÊ
MAIS AUMENTA A PULSAÇÃO

MEU CORAÇÃO VAI A MIL
DE TANTA FELICIDADE
OBRIGADO POR EXISTIR E
PELA NOSSA AMIZADE

SUA AMIZADE ME DÁ
FORÇA SEU CARINHO ME
FAZ BEM FIQUE SEMPRE
DO MEU LADO E FICAREM
DO SEU TAMBÉM

SEMPRE QUE PRECISAR SABE
ONDE ME ENCONTRAR ESTAREI
SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS
PRONTA PRA TE ABRAÇAR.

O PODER DOS AMIGOS

ALUNA THAYS DA CRUZ FEITOSA
PROFª NAZARETE

AMIZADE É COISA BOA
E FAZ BEM AO CORAÇÃO
A UNS QUE MARCAM TANTO
QUE SÃO PRA NÓS COMO IRMÃOS.

SEMPRE QUE EU NECESSITO
DE UM OMBRO PRA CHORA
NÃO PENSO DUAS VEZES
E JÁ SEI ONDE ENCONTRAR.

VOU CORRENDO A UM AMIGO
MEUS SEGREDOS REVELAR
POIS SÓ ELES ME ESCUTAM
E CONSEGUEM ME ALEGRAR.

TODA VEZ QUE ESTOU COM ELES
SENTADA PRA CONVERSAR
A SENSAÇÃO É TÃO BOA
QUE NÃO DÁ PRA EXPLICAR.

MAIS UMA COISA VOU DIZER
DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO
EU AMO MEUS AMIGOS
PODE CRÊ NO QUE EU DIGO.

GRAVE O QUE EU VOU DIZER
CUIDEM DE NÃO ESQUECER
QUE AMIGO DE VERDADE
É PRA TODA ETERNIDADE.

O PODER DOS AMIGOS

ALUNA ANA PAULA 1º D
REDAÇÃO: PROFª NAZARETE

O PODER DOAS AMIGOS

AMIGOS SÃO AMIGOS
AMIGOS DE VERDADE
AMIGOS SÃO AQUELES
QUE NÃO ROLA A FALSIDADE.

AMIGO ENTRE FORMAS
ENTRE UNIÃO
AMIGOS PARA O BEM
AMIGOS DE CORAÇÃO.

AMIGOS ENTRE FORÇAS
UNIDOS PRA SOLUÇÃO
AMIGOS SEMPRE PENSANDO
COMO LHE DAR A MÃO.


VERDADES E MAIS VERDADES
VERDADE QUE NÃO TEM FIM
UNIDOS EM TODA HORA
SEM SE QUER PENSAR EM SI

MINHA ETERNA INFÂNCIA- FABRICIO 2º ANO A

Solicitado pelas professoras: Nazarete Mariano e Paula Shalana


Hô! Como eu queria ser mais velho
Dá beijinhos nas auroras
das flores do jardim
ficar nas sombras das orquideas

Hô! o bordado das estrelas no céu
faz com que o brilho do luar fique mais lindo
a terra mais luminosa
e as rosas com cheiro de amor

Hô! Correndo pelas margens do rio
vendo os peixes pulando de alegria
as aves que passam por lá
cantam por cá!
as borboletas que flutuam beijando o mar

Hô! Dias da minha infãncia maravilhosa
que passei por lá nas risonhas manhãs,
livre como um passáro sorrindo pro mar

DEDICAÇÃO - MEIGLES 1º ANO A

Solicitado pela professora Nazarete Mariano


A cultura brasileira é muito importante
porque a cada dia que passa vem ensinar os estudantes
por isso eu estou aqui se esforçando mais e mais
eu e meus amigos apredendo a trazer paz.

O nosso ensino é bom,
mas poderia ser melhor
com o ensino da cultura,
nunca irá ficar pior


Agradeço a todos por pretarem a atenção
por que eu fiz estes versos
com muita dedicação

GERAÇÃO ABREU-DIOGO 2º ANO A

Solicitado pelas professoras: Nazarete Mariano e Paula Shalana

Conhecido como ultra - romantismo
e tambem segunda geração
o mal do século chama muito a atenção
envolve atração e medo, desejo e culpa
por isso é diferenciada da primeira geração


Casimiro de Abreu, um dos poetas brasileiros
fez vários poemas e mostrou pro país inteiro
que não ampliou nem modificou
os horizontes, do romantismo brasileiro.

O poema meus oito anos,
foi visto por toda sociedade
incorporado ao gosto do publico
foi feito feito com muita sinceridade
que até hoje existe, em nossa sociedade.

A Flor Nordestina-Aluna Daniela 1º Ano A

Solictado pela professora Nazarete Mariano

A cultura nordestina
e bonita e brasileira
tão autentica e verdadeira
que já querem invejar

Mas a cultura nordestina
é a única verdadeira
por ser nobre e genuina
ninguém vai tomar o seu lugar

A dança da cinderela
o forró flor de canela
a flor nordestina! È assim a cultura genuina...